Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Divulgação de eventos > Ética e Preservação no Campo dos Arquivos
Início do conteúdo da página

Ética e Preservação no Campo dos Arquivos

Acessos: 92

A Fundação D. João VI de Nova Friburgo convida para o seminário “Ética e Preservação no Campo dos Arquivos.” A temática interessa não apenas aos gestores das instituições de arquivo, mas também a toda instituição ou pessoa que tenha documentos a preservar. Pensar em administrar arquivos é pensar em administrar a nossa memória, para fins diversos: para a produção de conhecimento, para garantir a cidadania plena e mesmo para o deleite das futuras gerações.

Para que este trabalho seja feito cada vez mais de forma profissional e ética, ao abrigo das leis brasileiras de arquivo e das boas práticas da arquivística moderna, convidamos todos os interessados a participar do evento que será realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Friburgo, nos dias 07 e 08 de novembro próximo. Teremos uma palestra de abertura, no dia 07, às 18 horas e, ao longo do dia seguinte, quatro mesas-redondas.

A palestra de abertura tratará da temática geral do seminário. As duas mesas da manhã tratarão da função social dos arquivos e das questões legais e de organização de arquivos públicos e privados, com destaque especial para os arquivos da educação e da saúde. Nas duas mesas da tarde, serão abordadas as questões de infraestrutura e de gestão documental nos arquivos da administração pública, em particular no âmbito das administrações estaduais e municipais.

Estão confirmadas a presença de professores e gestores de instituições como o Arquivo Nacional, a Fundação Oswaldo Cruz, os cursos de Arquivologia da UFF e Unirio, bem como das Câmaras Técnicas e Setoriais do Conselho Nacional de Arquivos.

As inscrições estarão abertas em breve no site https://www.djoaovi.com/ .

Aos inscritos será conferido certificado de participação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página