Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Divulgação de eventos > Semana Comemorativa aos 40 anos de Regulamentação das Profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo
Início do conteúdo da página

Semana Comemorativa aos 40 anos de Regulamentação das Profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo

Acessos: 146

Semana comemorativa

Em 2018, quando completam 40 anos da promulgação da Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978, e do Decreto nº 82.590, de 6 de novembro de 1978, que dispõem sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal estão organizando a “Semana comemorativa aos 40 anos de regulamentação da profissão de arquivista e técnico de arquivo”, sob o tema geral “profissão e disciplina: conquistas e desafios”, congregando diversas instituições na discussão de temas que envolvem o exercício da profissão e as teorias que a fundamentam.

Foram eleitos como importantes temas de discussão os aspectos voltados à tecnologias, legislação, associativismo, conselho de classe, instituições arquivísticas, publicações técnicas, representação social dos profissionais. Assim, sob a bandeira desta Semana dos Arquivistas, estão congregados seis eventos: Arquivologia UnB nos 40 anos da Profissão de Arquivista! (Coordenação do Curso de Arquivologia da Universidade de Brasília); III Encontro de Gestão de Documentos, Informação e Memória do GDF (Arquivo Público do Distrito Federal); Lançamento do Centro de Memória Digital do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios); Seminário Preservação da memória e transparência ativa no mundo digital (Superior Tribunal Militar); I Fórum de profissionais de Arquivo e Protocolo da UFRJ (Sistema de Arquivo da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Visita Guiada ao Arquivo do STF (Supremo Tribunal Federal).

Além dessas instituições, a Semana conta ainda com o apoio da Câmara Legislativa do Distrito Federal, do Tribunal de Contas da União, do Superior Tribunal de Justiça, do Fórum Nacional das Associações de Arquivologia (FNARQ) e da Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (Reparq).

Na atualidade, existem 16 cursos universitários de Arquivologia (cujas unidades federativas estão representadas na arte de divulgação deste evento), alguns cursos de pós-graduação específicos para a área, inúmeras pesquisas de mestrado e doutorado sob temas de interesse arquivístico e uma quantidade significativa de eventos no país e no mundo discutindo as teorias e as práticas arquivísticas. As doze associações profissionais se organizaram em torno de um Fórum Nacional e as universidades construíram na Reparq um ambiente profícuo de discussão do ensino e da pesquisa em Arquivologia. As tecnologias de redes sociais tem colaborado para a mobilização dos profissionais na discussão de temas de interesse coletivo, como projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, concursos públicos sem conformidade legal, propostas de criação de conselho profissional e acompanhamento do funcionamento do Conarq. Mas há espaço para muito mais!

Site do evento.

Comissão Organizadora

registrado em:
Fim do conteúdo da página