Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Divulgação de eventos > Seminário de Arquivos na UFPR
Início do conteúdo da página

Seminário de Arquivos na UFPR

Acessos: 146

3º Seminário de Arquivos na UFPR 2017

  • 10 DE NOVEMBRO - PERÍODO DAS 08hs - 18hs
  • LOCAL: AUDITÓRIO DA PROGEPE
  • END.: RUA DR. FAIVRE, 590 - 1º ANDAR - CENTRO - CURITIBA/PR

APRESENTAÇÃO

As informações registradas nos documentos digitais, bem como nos tradicionais, após o cumprimento de sua função administrativa, compõem o patrimônio arquivístico da UFPR. Os documentos digitais necessitam de cuidados especiais, que garantam sua preservação e conservação a médio e longo prazo. Diferentemente dos documentos em suporte tradicional, os documentos digitais são mais frágeis e extremamente suscetíveis a perdas e adulterações. Outro fator relevante é a obsolescência tecnológica dos equipamentos necessários para o acesso às informações contidas nestes documentos. É necessária a migração periódica dos dados para novos suportes devido ao risco de não poderem ser acessados. Via de regra, pensa-se que a solução para os problemas relacionados a documentos de arquivo é a digitalização, como foi à microfilmagem a partir da década de 70. No entanto, a digitalização enquanto procedimento isolado é uma aparente solução, que apresenta resultado eficaz apenas como parte da gestão documental, que por sua vez deve estar contemplada por uma política institucional de arquivos.

Na UFPR, estes documentos fazem parte do cotidiano dos servidores que os produzem. No entanto, devido à ausência de uma política de gestão de documentos, os documentos digitais, como os tradicionais são produzidos e acumulados, sem um gerenciamento sistemático. Isto ocasiona perda de informação e depósitos com massa documental acumulada. Esses problemas conflitam com o estabelecido na Lei nº 8.159/1991, a “Lei Nacional de Arquivos” sobre a destinação de arquivos públicos e privados no Brasil.

As políticas de arquivos nas Universidades Públicas devem ser coordenadas através dos Sistemas de Arquivos para o tratamento técnico adequado aos documentos em papel, outros suportes e no meio digital, através da orientação e aplicação de técnicas adequadas para a gestão e preservação dos documentos nas instituições públicas.

OBJETIVOS

  • Promover reflexões e debates sobre gestão e preservação dos documentos da UFPR, visando sensibilizar os servidores para mudança de paradigmas quanto ao tratamento documental.
  • Sensibilizar o público-alvo sobre necessidade da gestão documental e sua importância para a administração e para a memória institucional;
  • Conscientizar o público-alvo sobre a importância de sua participação em cursos, oficinas e treinamentos na área arquivística a serem ofertados pela UFPR;
  • Apresentar os projetos arquivísticos em andamento na UFPR.

Site do evento: http://www.ufpr-eventos.ufpr.br/portal/seminariodearquivos2017/

registrado em:
Fim do conteúdo da página