Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Arquivos Privados - CSAP
Início do conteúdo da página

Câmara Setorial sobre Arquivos Privados

Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2015, 19h51 | Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 12h26 | Acessos: 6934

Instituída pela Portaria nº 66, de 13 de novembro de 2002, do Conselho Nacional de Arquivos, tem por finalidade estabelecer diretrizes e estratégias para a identificação de arquivos privados com vistas a sua declaração de interesse público e social e ao recenseamento desses conjuntos documentais, visando ao incremento e atualização do Censo Guia de Arquivos Brasileiros - Públicos e Privados; elaborar estudos sobre a importância desses acervos para a pesquisa em geral; propor linhas de financiamento para sua organização, preservação e acesso, bem como para a constituição e/ou modernização de instituições voltadas para a sua guarda.

As atividades da Câmara Setorial sobre Arquivos Privados tiveram início na reunião de 28 de maio de 2003, na qual foram discutidas alterações no texto da Resolução nº. 12 do CONARQ, que dispunha sobre os procedimentos relativos à declaração de interesse público e social de arquivos privados de pessoas físicas ou jurídicas, devido à necessidade de adequá-lo ao Decreto n. 4.073, de 3 de janeiro de 2003. De tais discussões resultou o texto da Resolução nº. 17.

Fim do conteúdo da página